segunda-feira, 18 de junho de 2012

Um pouco da nossa sala de recursos

Visitando a sala de recursos da EEB Catulo da Paixão Cerense, encontrei muitos materiais interessantes que as professoras trabalham com os alunos especiais. Fui informada que recebem muitos materiais da Fundação Catarinense de Educação Especial, materiais esses que contribuem muito com a aprendizagem dos alunos deficientes auditivos e deficientes visuais. Dentre eles fotografei os que mais me chamaram atenção e decidi compartilhar as idéias com vocês:




Este é um alfabeto que ajudam as crianças de baixa visão já se interar do que são as letrinhas em braile,e as crianças cegas aprenderem o braile


Aqui as crianças deficientes auditivas, aprendem em Libras conhecer os numerais




Neste painel, podem ser trabalhados os numerais e as operações, tanto em braile como em Libras

Espero, mais uma vez, ter contribuído com informações que irão ajudar vocês a ter uma aula mais atrativa com materiais concretos.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Algumas idéias..... :)

           Crianças com baixa visão nem sempre encontram cura ou tratamento específico, pois cada caso é um tipo de patologia.Assim, cada professor deve procurar métodos didáticos para cada aluno individualmente.

           Tudo que for apresentar ao aluno é interessante usar contrastes ,como o preto e o branco.

           A ampliação de atividades para algumas crianças é imprescindível e extremamente necessária.

           Devemos criar recursos concretos com materiais do uso no dia-a-dia do aluno. Ex.: para ensinar a adição: - faz-se uma base de fundo preta, que pode ser de papel, com a conta que deseja que o aluno responda em papel branco com escrita preta, aí, usar tampinhas de garrafa, palitos de picolé ou até mesmo copinhos para desenvolver a operação.

          O professor deve também tentar identificar qual o tamanho de letra que o campo de visão do aluno alcança, para que ele sinta-se motivado na realiazação das tarefas.

          Uma outra idéia interessante é cortar uma lâmina de raio x no tamanho de uma folha A4 e nela vazar tirinhas  como se fosse uma grade para que o aluno possa escrever  dentro das linhas.

Bom, por hoje é isso, espero ter contribuído pelo menos um pouquinho com sua aula.